Essa semana e na estreia desse site quero comentar sobre o atentado que está em curso contra a cidade do Rio de Janeiro, em especial contra o Jardim de Alah, área verde tombada que fica entre os bairros de Ipanema e do Leblon e onde está localizado um canal que liga as águas do mar às águas da Lagoa Rodrigo de Freitas.
O patrocinador dessa barbaridade é o prefeito da cidade. Estou falando do projeto de transformar as praças e áreas verdes em um shopping center, a ser explorado por um consórcio denominado RIO + VERDE, cujos donos são os empresários Alexandre Accioly e Dodi Sirena. É um negócio muito bom, mas não para a cidade.
Há cerca de 15 dias, a prefeitura autorizou a derrubada de 130 (é isso mesmo, você não leu errado), 130 árvores para possibilitar o que já é conhecido como o CONCRETAÇO do Jardim de Alah.
Devo dizer que logo que esse tenebroso projeto foi lançado, eu o critiquei em comentários na página do @jardimdealahoficial no Instragram, apontando que muitas árvores seriam arrancadas.
Naquela ocasião, uma socialite, dublê de ‘influencer’ que apoiava o CONCRETAÇO me contraditou, com veemência, dizendo que o Miguel (Pinto Guimarães), autor do tenebroso projeto, havia assegurado que “nenhuma árvore seria arrancada”. Eu repliquei, rebatendo a afirmação dela, dizendo-lhe que bastava estudar um pouquinho o projeto para perceber que seria impossível realizar as intervenções previstas sem retirar muitas árvores.
Devo confessar, contudo, que não me passava pela cabeça essa ordem de grandeza da destruição pretendida pelo prefeito e pelos beneficiários do tenebroso projeto: 130 árvores arrancadas é algo grotesco. A reação das pessoas comprometidas com a proteção do meio ambiente e do patrimônio público foi muito grande. Mas, o prefeito segue comprometido com o projeto que ele, com certeza, sabe que é péssimo para a cidade, mormente em tempos de mudanças climáticas que têm provocado temperaturas recordes na cidade pela qual ele deveria zelar.
Por que o prefeito continua a defender o indefensável é algo intrigante.
Gostaria de pedir aqueles que se interessarem em defender a área verde que entrem na página @jardimdealahoficial e se juntem à luta.
Esse link que vou colar aqui traz informações técnicas muito relevantes, demonstrando o quão nocivo é esse projeto destrutivo patrocinado pelo prefeito @eduardopaes.
Link: https://search.app/1XGEoLjSki46pq3S6
Seguiremos com esse assunto aqui no BLOG